Fábula do Olhar | 2012-2013

Virginia de Medeiros, no período de um mês e meio, instalou um estúdio fotográfico em dois refeitórios destinados a moradores de rua na cidade de Fortaleza. A artista retratou 21 moradores de rua numa série fotográfica em preto-e-branco, colheu depoimentos em vídeo sobre a história pessoal de cada um dos colaboradores e fez uma pergunta-chave que direciona e identifica a natureza da obra: Como você gostaria de se ver ou ser visto pela sociedade? Esta questão abre o campo de subjetividade dos indivíduos retratado que, fabulando sua condição, se fazem personagem da obra “Fábula do Olhar”. O momento da fabulação é esse, quando a diferença entre aquilo que é real e aquilo que é imaginado se torna indiscernível, quando por esse processo o indivíduo se constitui como um sujeito da cena e não como um mero objeto que é observado: criar um mundo, nele crer e se projetar. A artista convidou o fotopintor Mestre Júlio dos Santos que, através da técnica da fotopintura digital, coloriu os retratos em preto-e-branco interferindo nas imagens de acordo com as revelações dos moradores de rua. Como resultado temos uma imagem-fabulosa que punha em ação este jogo inelutável entre o real e a imaginação. Cada fotopintura é acompanha por um texto literário, no qual o morador de rua se apresta, fala do que é viver em situação de rua e faz a encomenda da fotopintura.

Jéssica da série Fábula do Olhar 2013 fotopintura digital, texto em moldura, e audio. Digital photopainting, framed text, and audio.
ed 5 + 2 PAs – 120 x 90 cm | produzido em colaboração com o mestre Júlio Santos/made in collaboration with ‘master’ Júlio Santos

Outras Obras